sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Entrevista com carnavalesco responsável pelo manto da Virgem

Primeiramente, desculpas pela atualização deficitária do blog – o ritmo redação global (?) é o culpado! E o trânsito de Belém também está colaborando um bocado na tarefa de deixar nosso dia cada vez menor. De repente, descobrimos que duas semanas para cobrir a maior festa religiosa do país talvez ainda seja muito pouco.
Queridos, na terça-feira acompanhamos a apresentação do manto da imagem da Virgem de Nazaré, em poucas palavras, o manto é uma legítima obra de arte. O responsável pelo trabalho ímpar é o carnavalesco Jorge Bittencourt. Ele foi um dos nossos entrevistados de ontem.

A entrevista foi no Sesc, onde ocorre a exposição dos diversos mantos produzidos pelo artista. Muito simpático Jorge nos contou um pouco sobre seu trabalho e que este é o terceiro que ano que assume tamanha responsabilidade de cobrir a imagem de Nazaré, que é apreciada por milhões de peregrinos. (Somente na procissão principal, que ocorre no segundo domingo de outubro, neste ano, no próximo domingo, a estimativa realizada pelo DIEESE, é de 2,1  milhões de pessoas)
Apresentação do manto da Virgem .

Não vou revelar o ápice da entrevista, afinal vocês terão exclusividade no lançamento do nosso lindo documentário (essas duas universitárias tão se achando, não é mesmo?), mas imagine o receio de muitas pessoas quando souberam que um carnavalesco iria vestir a Virgem? Pois bem, essa e outras histórias foram relatadas e posso dizer que o Jorge já é um dos personagens mais marcantes da nossa viagem.
Ah, acho que meus colegas lembram-se da minha gafe na foto dos formandos, quando eu insistia em posar de perfil e o moço teve que chamar minha atenção “Ei, mocinha, de frente, por favor”...Gente, estou começando a achar que tenho problemas com regras de comportamento. Terça-feira, na apresentação do manto, centenas de pessoas querendo fotografar a Virgem, cotovelo com cotovelo, mas todos respeitando o limite imposto, no caso a escada do altar, não é que a danada aqui foi subindo um degrau, dois degraus, até que o responsável pela guarda da santa “Mocinha, por favor, desça, se não eu perco meu emprego.” Ok. Ok. Eu já tinha tirado a foto mesmo.

2 comentários: